sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Lixo na Praia Não! Na nossa Mão!

Quem é que gosta de ir à praia e não encontrar um sítio decente sem uma beata de cigarro ou um pacote de sumo onde estender a toalha? Como, verdade seja dita, a maioria das Câmaras Municipais não faz muito pela manutenção das praias, por vezes temos de ser nós próprios a fazer um bocadinho pelas nossas adoradas praias!
Devemos começar, obviamente, por nunca deixar lixo na praia. Se esta não tiver caixotes para a sua recolha, deves colocá-lo num saco de plástico que tu próprio levares para a praia e quando saíres deposita-lo no contentor adequado.
Outra forma de contribuir, é participares voluntariamente em limpezas associativas da praia. Senão arranjares nenhum evento do género perto de ti ou no momento que te convém, não desistas. Apanha tu sozinho o lixo! E não há desculpas de vergonha: não há que ter vergonha de limpar a praia!
O início do Verão e os meses posteriores ao Verão são as épocas mais importantes para a limpeza da praia. Isto porque são as alturas antecedentes à época balnear e posteriores a esta; situações em que é necessário limpar para bem dos outros ou pelo mal dos outros.

Passando à acção: vai um dia destes à praia, toma banho, apanha sol, diverte-te. E arranja um tempinho para apanhar o lixo... Leva uns sacos de plástico de supermercado que tenhas por casa e umas luvas de plástico, que podes arranjar nas bombas de gasolina. E depois é só pôr mãos à obra: calças as luvas e faz-me uma ronda pela praia a encher os sacos. Quando abandonares a praia leva os sacos e deixa-los nos respectivos contentores.

O que mais se apanha resume-se em:

  • Sacos de plástico
  • Garrafas de plástico ou de vidro, pacotes de leite e de sumo e respectivas tampas
  • Outras embalagens (exs. de iogurtes)
  • Latas de refrigerantes
  • Cordas, redes e cabos derivados da actividade náutica
  • Esferovite e outros géneros de plástico
  • Restos de panos, tecidos e de guarda-sóis
  • Palhinhas, isqueiros, etc...

Por isso, prepara-te para a colheita!

1 comentário:

Anónimo disse...

Eu acho que esta noticia é muito importante, e acho que todos deviamos ajudar em associações de limpeza.

na escola da minha filha estão a fazer um trabalho sobre lixo nas praias e ela vai dizer muito bem de este blogue, pois ela adorou !


Muito Bem Organizado !