O DIU, dispositivo intra-uterino é um pequeno objecto metálico ou de plástico que uma vez colocado no interior do útero impede a gravidez. Actua como um corpo estranho no útero dificultando a progressão dos espermatozóides e a nidação do ovo. Este método embora muito seguro na prevenção de gravidezes, pode provocar infecções. Por essa razão, o DIU só deve ser utilizado por mulheres já com filhos. Existe ainda o SIU - sistema intra-uterino- que é mais capacitado devido às hormonas que tem depositadas e que ajudam a regular o ciclo menstrual da mulher, além de todas as outras propriedades do DIU. Estes dois objectos devem ser colocados e retirados pelo médico e são eficazes entre 3 a 5 anos.
O diafragma é uma membrana fina e redonda de látex ou silicone rodeada por um fino aro flexível. É um objecto pessoal de cada mulher para várias utilizações e que se coloca no início da relação sexual no fundo da vagina na entrada do útero de modo a impedir que os espermatozóides alcancem o útero. A sua eficácia aumenta quando combinado com o uso de espermicidas.
O preservativo é um invólucro de látex muito fino que impede o contacto do esperma com o líquido vaginal, colocado no início da relação. Assim, existem dois tipos de preservativos: o masculino e o feminino.
O preservativo masculino deve ser colocado pelo rapaz a envolver o pénis quando erecto. No final da relação deve-se dar um nó na ponta e deitar para o lixo.
Sem comentários:
Enviar um comentário