segunda-feira, 13 de Outubro de 2008

Ciclo da Matéria

O ciclo da matéria é um processo fundamental à Vida na Terra. É através deste que se renova a matéria quer mineral quer orgânica, de modo a que esta exista permanentemente em todas as formas necessárias aos diferentes seres vivos. A matéria é tudo o que tem massa: encontra-se em cada pessoa, em cada pedra, em cada gota.O ciclo da matério desenvolve-se em quatro etapas essenciais:
  1. Da matéria mineral para orgânica > a matéria mineral existente no subsolo é transformada no processo da fotossíntese dos seres autotróficos juntamente com os seus outros componentes (água, dióxido de carbono e com recurso à energia solar) em matéria orgânica (e energia química). Essa matéria orgânica passa a ser massa desse ser autotrófico (árvores, algas, plâncton, etc).
  2. Do ser autotrófico para os consumidores > no entanto, pode acontecer, esse organismo fazer parte da cadeia alimentar de outro indivíduo (o consumidor ou heterotrófico). Nesse caso, a matéria orgânica é transferida total ou parcialmente para esse organismo, e para os que se sucederem conforme os níveis da cadeia alimentar.
  3. Dos autotróficos/heterotróficos para os decompositores > quando esse indivíduo morre, o seu cadáver sofre uma série de transformações no solo, levadas a cabo pelos decompositores (fungos e bactérias).
  4. Da matéria orgânica para mineral > o organismo entra em decomposição e a matéria renova-se assim, passando de matéria orgânica para matéria mineral no solo, pronta para iniciar um novo ciclo outra vez.

Sem comentários: