quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Métodos Contraceptivos Naturais

Os métodos naturais pretendem impedir a fecundação sem a utilização de substâncias químicas ou de outras soluções técnicas, baseando-se apenas na abstinência sexual durante o período fértil da mulher. No entanto, estes são os métodos menos seguros na prevenção de uma gravidez pois:

  • os espermatozóides podem sobreviver até 3 dias no interior do corpo da mulher;
  • o ovócito pode ser fecundado até um dia após a ovulação;
  • factores como doenças e stress podem alterar o ciclo ovárico

Os métodos naturais principais são sobretudo estes três:

  1. Método do Calendário ou de Ogino-Knaus
  2. Durante pelo menos um ano, a mulher em causa deve anotar todos os meses a duração dos seus ciclos. Feito isto, para calcular o período fértil da mulher basta subtrair 18 dias ao ciclo mais longo e 11 dias ao mais longo. Encontra-se assim o período em que a mulher se deve abster do sexo, de modo a não engravidar.

    Aqui está um exemplo: o ciclo (tempo entre cada menstruação) mais longo da Ana durou 32 dias e o mais curto, 25 dias. 28-18= 10; 31-11= 20> isto significa que a Ana, após cada menstruação deve contar: até ao 10º dia pode ter práticas sexuais, depois do 10º ao 20º dia deve evitar o sexo e a partir do 20º dia já poderá ter actividades sexuais outra vez.
  3. Método da Temperatura Basal
  4. Para o método da temperatura basal, a mulher deve registar todos os dias de manhã ao acordar a temperatura no recto medida com um termómetro. Deve-se construir um gráfico como o da figura representativo da variação da temperatura e tirar conclusões. O período fértil só se pode dizer terminado três dias após a ovulação (no gráfico representada pela recta vertical a vermelho) nítida pelo aumento de cerca de 0,2ºC a 0,6ºC de temperatura.
  5. Método do Muco

    O muco ou billing é uma substância gelatinosa produzida pelas glândulas do colo do útero vai sofrendo diversas alterações no seu aspecto relativamente por exemplo ao seu comprimento (filância) ao longo do ciclo. Assim, todos os dias ao acordar a mulher deve examinar o seu muco (aparece por exemplo nas cuecas) e analisar a elasticidade do seu muco. Na altura da ovulação, o muco apresenta maior elasticidade chegando aos 15-20 cm. O período fértil conta-se da ovulação a aproximadamente três dias após esta. O muco corresponde ainda ao chamado corrimento na adolescência.

Sem comentários: