sexta-feira, 30 de maio de 2008

Geocaching

Falamos aqui do geocaching pois é um hobbie ideal. Pode ser considerado simples actividade de lazer ou mesmo desporto. Mas afinal em que consiste o geocaching? Deve-se dizer que é a procura de tesouros por todo o planeta. “Tesouros? Por todo o planeta?” deve estar a perguntar-se. Como é internacional, o geocaching é praticado na maioria dos países de todo o mundo. E os tesouros? Os geocachers chamam-lhes caches- pequenas caixas que contém no seu interior um panfleto a explicar aos desconhecidos a modalidade (para se encontrarem uma, não a removerem do sítio), umas folhas e canetas para os seus descobridores deixarem a sua opinião e impressão sobre a cache, e objectos (ninharias como bonecos dos Ovos Kinder) para troca entre os geocachers. Mas ainda não falei do que torna o geocaching tão interessante:
  • As caches encontram-se em locais estratégicos que são escolhidos pelos geocachers (são os próprios que escondem as ditas caches- qualquer um pode mas são sobretudo os mais experientes que o fazem) pela beleza natural do sítio (ex.miradouros), pela sua importância moral ou emocional (ex. monumentos e igrejas), ou pelo grau de dificuldade no seu alcançe (ex. existe uma na Arrábida que para a encontrar é necessário mergulhar a sério).
  • O geocaching proporciona aos seus praticantes alargarem o conhecimento sobre diversas regiões geográficas.
  • O contacto com a Natureza sente-se na procura de uma cache, o que é óptimo para um pretexto de um passeio com a família na floresta num Domingo à tarde.

Os geocachers estabelecem laços entre eles à medida que marcam os seus hábitos assinados nas folhas de opinião das caches e vão vendo coincidências pela preferência das mesmas. Por vezes faz-se amigos deste modo. Para a prática do geocaching é apenas necessário vontade, gosto pelo ar livre e um GPS (dos mais simples, basta indicar as coordenadas que lhe são inscritas).

Para mais informações consulte os links: http://www.geocaching.com/ ou http://www.geocaching-pt.net/

Sem comentários: