domingo, 25 de maio de 2008

Energia Solar

A energia solar, como se sabe, é uma das energias renováveis já utilizada em larga escala para a produção de energia pura. Pode ser aproveitada de duas formas:
  • Passiva> traduz-se sobretudo pela arquitectura sustentável de modo a aproveitar a energia solar de dia para iluminar e aquecer, conforme as estações, as casas.
  • Activa> assegurada através de painéis solares- quer fotovoltaicos-fig.1- (estes através de células fotovoltaicas que reagem à radiação solar e movem-se, produzem mesmo electricidade); quer térmicos- fig.2- (construídos como uma chapa de metal por onde circulam tubos de água, que ao passar pelo metal a escaldar, aquece e é usada para o aquecimento dos lares) que se distinguem dos outros por estarem equipados com um cilindro volumoso.
Hoje em dia, está em vigor uma lei (uma das poucas que o governo fez para incentivar as energias renováveis pelos particulares) muito proveitosa, em Portugal, que consiste no seguinte: todo o cidadão que adquira um painel fotovoltaico e o mantiver em funcionamento, pode se assim o desejar realizar um acordo com a EDP onde é esta é obrigada a comprar a electricidade produzida que entra na rede pública. O cidadão pode continuar a usufruir da rede pública, com a vantagem de que tem um bom desconto no final do mês na conta, pois o quilowatt comprado pela EDP é mais caro que o pago por nós. Que bom, hem?

Sem comentários: