quinta-feira, 22 de maio de 2008

Herbário

Fazer um herbário é algo que requer tempo, paciência e gosto pelo mesmo. Em primeiro lugar, para quem não sabe o que é um herbário, é um caderno onde se colocam exemplares de plantas identificados com o objectivo de se ir coleccionando e aprendendo mais sobre as mesmas. Teve origem nos Celtas cuja religião se baseava na adoração da natureza e na crença de que todos os elementos naturais quer humanos, cavalos, árvores, rios ou rochas tinham alma. Servia para identificarem as espécies e guardar o conhecimento ancestral sobre plantas medicinais e outras características quer curativas ou aromáticas que tivessem.

Como fazer?

1. Deve-se arranjar um caderno ou livro de folhas lisas (também pode ser um álbum de fotografias.

2. No caso de ter escolhido o álbum coloque ao seu dispôr etiquetas.

3. Saia à rua e procure a sua planta favorita. Recolha a parte da mesma em melhor estado tentando obter a maior diversidade de órgãos: um caule com folhas, flores e frutos, é o melhor pois assim tem vários elementos para identificação futura. Nota: Uma regra essencial é não prejudicar as plantas em redor e a própria: não arranque o vegetal por completo. Outro princípio básico é não colher espécies raras ou em vias de extinção.

4. Deixe a sua planta a secar e a espalmar entre dois livros pesados. Ao fim de uma semana retire-a com cuidado. Devido à sua fragilidade quando seca um pequeno toque pode quebrá-la. Dica importante: Não experimente deixar um cogumelo ou outro fungo a secar. Para além de estragar os objectos com que estiver em contacto, deixa um cheiro pestilento difícil de eliminar ou disfarçar.

5. Se tiver um caderno cole-a cuidadosamente com cola bâton; se tiver um álbum basta inseri-la numa das micas.

6. O próximo passo é etiquetar: num caderno faz-se num dos cantos superiores, no álbum deixa-se uma etiqueta autocolante na mica. A etiqueta deve obedecer a estas características:

Dia de Mês de Ano (Data da recolha) >Se preferir pode escrever apenas a estação do ano e o ano; Rua, Localidade, País (Local da recolha) Nome da Espécie >Pode ser necessário adquirir um livro sobre identificação de plantas. Partes recolhidas da planta

Sem comentários: