segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Compostagem

A decomposição é um processo biológico e aeróbio na qual organismos mortos ou partes de seres vivos são deteriorados pelo oxigénio e até pela erosão dos factores físicos e transformadas em matéria mineral, e decompostas pela acção dos decompositores.

A decomposição é um processo essencial no ciclo da matéria e por isso ao equilíbrio dos ecossistemas para que a matéria esteja em constante transformação e os recursos não se saturem.

A compostagem é uma forma de o Homem recriar a decomposição natural para seu próprio proveito como uma reciclagem biológica. Tal pode ser realizado a diferentes escalas: industrial e doméstica.
A nível industrial, os resíduos utilizados tanto podem provenir dos lixos orgânicos domésticos como dos lixos orgânicos de outras indústrias (ex. restos de comida da restauração, biomassa da indústria mobiliária ou do fabrico do papel, etc...). Estes são tratados em grandes contentores onde a oxidação e a acção dos decompositores (bactérias, fungos e até minhocas - chamando-se vermicompostagem) simplificam a matéria orgânica em mineral. Esta matéria, à qual se designa de composto é muito nutritiva para as plantas. Assim é vendida como fertilizante biológico que enriquece o solo agrícola sem químicos. Acaba-se o problema do lixo orgânico e ainda produzimos adubo!
A nível doméstico é basicamente o mesmo mas em menores quantidades e o composto é usado pelo próprio agregado familiar que o criou. Assim em cada casa, deposita-se numa caixa de compostagem todo o nosso lixo orgânico (quer cascas de maçã, pão ou até papel) e com o tempo, este transforma-se em matéria mineral, um óptimo e gratuito fertilizante para a nossa horta.
Se tiverem um quintal, uma horta, se tiverem oportunidade... façam a vossa própria compostagem!

Sem comentários: