quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Gripe A

Espero que já tenham ouvido falar... Vou-vos explicar exactamente que vírus é este, a "pandemia" do séc. XXI.
A gripe A é provocada por um vírus, o vírus H1N1, que apresenta uma combinação nunca antes vista contendo genes das variantes humana, suína e aviária. A gripe espalhou-se a partir do México pelo mundo inteiro. A agravante desta gripe, muito parecida com a gripe sazonal nos sintomas e no modo de contágio, prende-se com o facto de ser muito facilmente contagiável.

O contágio dá-se contacto com animais ou humanos infectados. No caso das pessoas, o contacto com estas é um risco. O vírus transmite-se através de gotículas soltas quando alguém fala, espirra ou tosse e estas passam directamente para nós - e contactando com secreções do nariz, boca ou olhos, quando levamos as mãos à cara por exemplo; sendo que não se transmite pelos alimentos e pela água quer de consumo quer de piscinas - ou para superfícies de utilização pública como maçanetas de portas, corrimãos, carrinhos de supermercado, torneiras, etc onde pode permanecer activo entre 2 a 8 horas.

Imaginem agora como é fácil, num estado já avançado da gripe em que sejam frequentes os casos infectados, um indivíduo apanhar a gripe na cidade onde coabitam milhares de pessoas no quotidiano. E outro problema advém daqui, a paralisação da sociedade: a baixa de médicos, polícias, bombeiros e todas os outros profissionais essenciais a um normal funcionamento. A sorte é que, após sermos infectados uma vez, mesmo que acompanhemos sujeitos infectados não somos infectados outra vez...

O período de contágio estabelece-se mais ou menos desde o dia anterior ao início dos sintomas até 7 dias após o início dos sitomas. Após isto já não contagiamos os outros nem somos contagiados outra vez. Os sintomas são: febre, tosse, dores musculares, falta de ar e, por vezes, diarreia e vómitos.

Assim indivíduos com um sistema imunitário frágil especificamente crianças e idosos devem ter atenção e seguir as normas básicas de protecção:

Em relação à cura, já existe uma vacina e um medicamento. O conhecido medicamento, o Tamiflu, requere receita médica e não deve ser tomado sem orientação médica adequada.

Para mais informações devem ir a: Saúde - Gripe A

Sem comentários: