sábado, 21 de fevereiro de 2009

Programa Oxigénio

"O Oxigénio é um plano de promoção e defesa da Natureza e da biodiversidade no Concelho de Cascais. Tem como objectivo recuperar, manter e abrir à visitação um extenso arco de território que une a costa atlântica ocidental acima do Guincho até à proximidade da Vila de Cascais, passando pelas encostas da Serra de Sintra voltadas a Sul. Este território, com cerca de 1300 hectares praticamente contíguos, compreende três grandes unidades de paisagem características do Concelho: Litoral da Roca, Serra de Sintra e Abano-Penha Longa. O projecto Oxigénio vem também responder às exigências do crescente mercado voluntário do carbono e do emergente mercado voluntário para a biodiversidade. Assim, os seus objectivos centrais são:
• Aumentar a sensibilidade dos cidadãos e empresas para as questões ambientais, sobretudo as relativas à emissão de Gases de Efeito de Estufa (GEE).
• Possibilitar acções concretas e simples de compensação das suas emissões.
• Possibilitar à empresa ganhos na sua imagem como resultado das acções em prol da qualidade do ambiente.
• Permitir o posicionamento estratégico no emergente mercado da biodiversidade, lançado recentemente no âmbito da iniciativa Business & Biodiversity.
• Promover a biodiversidade nas áreas protegidas, preservando a floresta autóctone da região.

Para alcançar essas metas, o Oxigénio visa o envolvimento da sociedade civil, empresas privadas, instituições públicas, em acções de voluntariado a favor da conservação da Natureza, como a plantação e manutenção de árvores, protecção e recuperação de solos, limpeza e recuperação de ribeiras, erradicação de espécies invasoras, etc. As empresas e instituições podem aderir ao projecto no âmbito do seu posicionamento estratégico (responsabilidade social/ambiental) ou como forma de compensação das suas emissões anuais de carbono. Já o público em geral poderá envolver-se através da participação em acções de voluntariado previstas no Plano de Gestão da Biodiversidade da Cascais Natura. Haverá ainda a possibilidade de participar através da doação ou apadrinhamento de uma árvore ou de um hectare de bosque. A Cascais Natura é responsável pela gestão de todo o projecto, propondo e operacionalizando as acções de gestão florestal, planificando as necessidades no terreno de acordo com a percentagem de mitigação das emissões de cada empresa e dinamizando directamente as relações com os envolvidos. Caberá também à Agência escolher os terrenos de plantação e monitorizar periodicamente o local.

Entre Novembro 2008 e Fevereiro 2009, junte-se à Cascais Natura nas acções públicas quinzenais de conservação da Natureza.

Próximos eventos:

  1. Data de início: 26-02-2009 Data de fim: 26-02-2009 Localização: Pisão de Baixo, Zambujeiro Escola técnica Liceal de Sto. António. Actividade aberta ao público, 9h - 17h
  2. Data de início: 27-02-2009 Data de fim: 27-02-2009 Localização: Pisão de Baixo, Zambujeiro Centro Paroquial de Alcabideche - Extensão B Calouste Gulbenkian. Actividade aberta ao público, 10h - 12h
  3. Data de início: 28-02-2009, 9h - 14h

Ponto de Encontro: Zambujeiro (Cascais), junto à Fundação S. Francisco de Assis.

Notas:

  • O material de plantação será fornecido pela Cascais Natura;
  • Levar agasalho, botas e luvas;
  • As crianças podem participar, e pode também levar o seu animal de estimação;
  • As acções podem ser canceladas com 24 horas de antecedência, devido às condições climatéricas. Consulte sempre o nosso site. "

Para mais informações vai a: OxigéniO2

1 comentário:

Ganhando Referidos Para PTC Com Meu Pilóto Automático disse...

Lindo blog o seu parabéns de Antonio São José dos Camos Sã Paulo
Brasil.

http://curiosidadesdoplantaterra.blogs.sapo.pt/

http://oblogdasnoticias.blogspot.com/