sábado, 21 de fevereiro de 2009

Organizações ambientais

Hoje em dia existem muitas formas de contribuir para uma melhoria do ambiente. Cada qual pode ajudar da maneira que preferir. As empresas podem contribuir através de patrocínios a projectos ambientais e num compromisso de certificação ambiental da firma. Os indivíduos devem seguir os conselhos ambientais que lhes dão como poupar electricidade, reciclar, etc... participar em campanhas de voluntariado, contribuir com donativos, constituir associações ambientais e divulgar toda essa informação ao próximo. É exactamente o que este blog pretende fazer assim como tantos outros: divulgar a informação acerca dos diferentes projectos que aparecem, difundir o contributo de certas associações, denunciar crimes ambientais, esclarecer acerca das questões ambientais, aconselhar e expor a nossa opinião. Queria assim esclarecer-vos como funcionam as ONGA (Organizações Não Governamentais Ambientais) e outras associações/campanhas. Mundialmente existe uma série de ONGA que contestam governos, mobilizam sociedades e desenvolvem projectos com mais resultado. Alguns exemplos mais importantes são:

Nacionalmente actuam diversas associações de prestigiado reconhecimento pelos triunfos que já alcançaram na defesa dos valores ambientais em Portugal. A nível ambiental geral são elas:

  • Quercus
  • LPN - Liga para a Protecção da Natureza
  • ICN - Instituto da Conservação da Natureza

Pela defesa dos animais distinguem-se:

  • FAPAS - Fundo para a Protecção dos Animais Selvagens
  • LPDA - Liga Portuguesa dos Direitos do Animal

Pela divulgação da informação:

Existem ainda plataformas surgidas a partir de um grupo de pessoas contra certa ocorrência ambiental e pretende divulgar a sua opinião. Os exemplos mais significativos são:

Geralmente estas plataformas desenvolvem petições para concretizar os seus objectivos pelo voto dos cidadãos.

Sem comentários: