segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Poupar... no Regresso às Aulas

Também na escola e nas compras do material escolar se pode poupar, quer seja em dinheiro, em recursos ou em energia. Aqui estão algumas sugestões para pouparem a Terra e os vossos bolsos neste início do ano lectivo.
  1. Compra folhas de papel reciclado e que não contenham cloro.
  2. Prefere cadernos de argolas em espiral e de papel reciclado. Hoje em dia, já existem muitas marcas de papelaria que os vendem. Apesar de serem mais caros que os normais, acaba por compensar pois não ficas com o peso na consciência de ter abatido árvores para fazer esse simples caderno.
  3. Se no final do anterior ano lectivo, os teus cadernos ainda tiverem folhas arranca-as e aproveita-as este ano.
  4. Se forem muitas deves antes arrancar as escritas (coloca-as numa pasta à parte se as quiseres guardar, senão põe-nas no papelão) e usar as folhas em branco no caderno. Assim não tens de comprar outro.
  5. Junta as disciplinas das quais fazes menos apontamentos num dossier. Evitas assim a compra de vários cadernos.
  6. Sabes aquelas folhas escritas ou impressas de um lado mas em branco do outro? Arranja um espaço em casa para tu e a tua família as colocarem. Quando alguém quiser fazer um rascunho ou escrever notas enquanto estuda, poderá depois tirar da pilha e utilizar o lado em branco.
  7. Acerca dos livros escolares, procura encontrar alguém interessado em receber os teus do anterior ano lectivo e alguém um ano à tua frente que não se importa de te dar os seus antigos manuais. Poupas dinheiro mas principalmente muito papel e tinta.
  8. Compra antes canetas recarregáveis e abastece-te de recargas. É preferível porque evitas o desperdício das embalagens de canetas.
  9. Experimenta lápis feitos a partir do óleo de sementes de soja para evitar os produzidos a partir de cera de parafina que provém do petróleo.
  10. Pede marcadores com base de água, tinta não tóxica e que tenham pontas recarregáveis.
  11. Instrumentos como tesouras, agrafadores, furadores ou até cestos de papéis são preferíveis em aço inóxidável.
  12. Como sabes muitos das ferramentas que usas na escola têm plástico. Como por vezes é impossível evitar o plástico, verifica na etiqueta se pelo menos o plástico não contém PVC (policloreto de vinil) uma substância prejudicial à saúde e muito difícil de reciclar.
  13. Nunca compres produtos em embalagens individuais. Procura um pack que inclua as várias unidades que procures. Por vezes compramos determinados lápis ou canetas sozinhos numa embalagem complexa de cartão e plástico, quando podíamos simplesmente comprar uma com tudo incluído.
  14. Não te esqueças de reciclar sempre o papel quando já estiver inútil.
  15. Sacode o apagador, fora da sala de aula na rua! Não fazes ideia, do que ao fim de um ano se gasta em todas as escolas para limpar a quantidade de pó acumulada nas salas!
  16. Na escola tenta não comprar refrigerantes ou a típica comida embalada das máquinas de venda automática. Para quê gastar em comida mais cara, embalada inutilmente e não tão saudável? A cantina é melhor.
  17. E como é que vais para a escola? Explica aos teus pais que não é necessário levarem-te e trazerem-te de propósito no automóvel à escola. Se algum colega teu morar perto de ti vai com ele a pé para a escola. Se for longe vão de autocarro, comboio ou outro transporte público. Vai de bicicleta! Ou pelo menos combina boleias...

Boas ideias, não são??

Sem comentários: