- Compra folhas de papel reciclado e que não contenham cloro.
- Prefere cadernos de argolas em espiral e de papel reciclado. Hoje em dia, já existem muitas marcas de papelaria que os vendem. Apesar de serem mais caros que os normais, acaba por compensar pois não ficas com o peso na consciência de ter abatido árvores para fazer esse simples caderno.
- Se no final do anterior ano lectivo, os teus cadernos ainda tiverem folhas arranca-as e aproveita-as este ano.
- Se forem muitas deves antes arrancar as escritas (coloca-as numa pasta à parte se as quiseres guardar, senão põe-nas no papelão) e usar as folhas em branco no caderno. Assim não tens de comprar outro.
- Junta as disciplinas das quais fazes menos apontamentos num dossier. Evitas assim a compra de vários cadernos.
- Sabes aquelas folhas escritas ou impressas de um lado mas em branco do outro? Arranja um espaço em casa para tu e a tua família as colocarem. Quando alguém quiser fazer um rascunho ou escrever notas enquanto estuda, poderá depois tirar da pilha e utilizar o lado em branco.
- Acerca dos livros escolares, procura encontrar alguém interessado em receber os teus do anterior ano lectivo e alguém um ano à tua frente que não se importa de te dar os seus antigos manuais. Poupas dinheiro mas principalmente muito papel e tinta.
- Compra antes canetas recarregáveis e abastece-te de recargas. É preferível porque evitas o desperdício das embalagens de canetas.
- Experimenta lápis feitos a partir do óleo de sementes de soja para evitar os produzidos a partir de cera de parafina que provém do petróleo.
- Pede marcadores com base de água, tinta não tóxica e que tenham pontas recarregáveis.
- Instrumentos como tesouras, agrafadores, furadores ou até cestos de papéis são preferíveis em aço inóxidável.
- Como sabes muitos das ferramentas que usas na escola têm plástico. Como por vezes é impossível evitar o plástico, verifica na etiqueta se pelo menos o plástico não contém PVC (policloreto de vinil) uma substância prejudicial à saúde e muito difícil de reciclar.
- Nunca compres produtos em embalagens individuais. Procura um pack que inclua as várias unidades que procures. Por vezes compramos determinados lápis ou canetas sozinhos numa embalagem complexa de cartão e plástico, quando podíamos simplesmente comprar uma com tudo incluído.
- Não te esqueças de reciclar sempre o papel quando já estiver inútil.
- Sacode o apagador, fora da sala de aula na rua! Não fazes ideia, do que ao fim de um ano se gasta em todas as escolas para limpar a quantidade de pó acumulada nas salas!
- Na escola tenta não comprar refrigerantes ou a típica comida embalada das máquinas de venda automática. Para quê gastar em comida mais cara, embalada inutilmente e não tão saudável? A cantina é melhor.
- E como é que vais para a escola? Explica aos teus pais que não é necessário levarem-te e trazerem-te de propósito no automóvel à escola. Se algum colega teu morar perto de ti vai com ele a pé para a escola. Se for longe vão de autocarro, comboio ou outro transporte público. Vai de bicicleta! Ou pelo menos combina boleias...
Boas ideias, não são??
Sem comentários:
Enviar um comentário