"Todos que vivemos em Portugal, podemos evitar a frustação de esgotarmos a água tão necessária à nossa vida de todos os dias. Evitemos o desespero de não ter água para viver. Poupemos hoje para a termos amanhã no nosso país." adaptado de um folheto da Quercus
Aqui estão várias ideias para poupares água em tua casa:
1. Casa-de-Banho
-
O autoclismo é o responsável pelo maior gasto total (40%) de água numa família portuguesa (cerca de 11370 litros por mês). Se cada um colocar no autoclismo um pequeno tijolo ou garrafa de água poderá poupar 2 litros por descarga.
-
Se puderes mudar para um sistema em que consiga controlar cada descarga, óptimo.
-
Uma maneira simples de verificar se o autoclismo tem perdas de água é colocar no autoclismo um corante para bolos (ex.anilina) e esperar 10 a 15 minutos a ver se muda de cor.
-
Os duches são a segunda parte da casa que gastam mais água (30%). Por cada minuto gastam-se entre 20 a 25 litros. Reduz o tempo que tomas duche para 5 minutos no máximo.
-
Não tomes banhos de emersão.
-
Muda de pressor de duche para um acelerador de água: reduz o consumo mas não altera hábitos de higiene nem aumenta a duração do banho.
-
Usa um copo de dentes para lavar os dentes - gastas muito menos do que se estiveres sempre a abrir a torneira para bochechar.
-
No mínimo, não laves os dentes sempre com a torneira aberta!
2. Cozinha
-
Utiliza a máquina de lavar-a-roupa apenas quando estiver mesmo cheia.
-
Não a utilizes em meia carga.
-
Quando lavas a roupa no tanque, deixa-la antes de molho com detergente só depois é que a deves lavar.
-
Para lavar a loiça à mão, opta por deixar a loiça de molho em água morna no lava-loiça. Depois, à medida que lavas com detergente cada um, vais passando pela outra metade do lava-loiça cheia com água fria limpa.
- Usa sempre o mesmo copo para a água por dia, reservando-lhe um espaço próprio para não se trocar.
-
Quando cozes massa ou derivados, não deites fora a água. Usa-a para mais tarde lavares o chão.
-
Quanto à água que utilizas para lavar ou cozer vegetais, não a deites fora, ainda tem utilidade (ver o próximo ponto).
3. Exterior
-
Deves regar os vasos com regador.
-
Se a área do teu jardim for maior rega-a de manhã ou á noite; usa a água de um furo (vais usando e devolvendo a água ao sítio donde a retiras com a escorrência); e nunca regues com mangueira: prefere um sistema gota-a-gota.
-
A relva é uma planta delicada que necessita de muitos cuidados especiais sendo um deles, a constante hidratação. Prefere antes grama, parecida com a relva, mas muito menos dispendiosa quer em água quer em pesticidas.
-
Quando lavas o carro, nunca laves com mangueira - usa antes um balde!
Se toda a gente assim fizesse, poupar-se-ia muita água! Obrigada pelo teu sacrifício!!