Começaram finalmente a surgir medidas concretas no sentido de implementar sistemas domésticos de energia renovável ou pelo menos, cuja combustão de petróleo seja realizada em centrais próprias e com condições (filtros, etc) para o efeito. É o caso dos incentivos fiscais na aquisição de painéis solares e de carros eléctricos.
Estas medidas relativas aos carros eléctricos vieram no seguimento da confirmação da instalação da fábrica de baterias Nissan para carros eléctricos a 20 de Julho. Assim, José Sócrates propõe-se a incentivos fiscais de 5000 € na aquisição de um carro eléctrico ou até 6500 € se esta implicar um abate do antigo automóvel. As empresas beneficiarão com um desconto no IRC de 50%. Foi ainda anunciada legislação para breve obrigando a que todos os edifícios disponham de pré-instalação de postos de carregamento dos carros eléctricos. Para saberes mais quanto a isto vai a Carros eléctricos - incentivos fiscais.
No caso dos painéis solares, cuja campanha publicitária "A Energia Solar É Para Todos" já passa na televisão e na rádio, o governo reduz em 50% os custos na aquisição de painéis solares até ao fim do ano, que lhe poupará mais de 20% na factura do gás, assim como garante outros benefícios tais como: possibilidade de financiamento com condições preferenciais, instalação incluída, garantia de manutenção e benefícios fiscais de 30% do custo de investimento. Para mais informações vai a Painéis Solares - incentivos fiscais.