Actualmente - e felizmente - os problemas ambientais são muito debatidos e ouvimo-los diariamente e até banalmente em textos de revistas, jornais, livros e blogs como este, nas notícias, nos filmes e na publicidade.
Não me vou então prolongar sobre estes pois decerto já ouviste falar das alterações climáticas, poluição e desflorestação. Parece-me que conheces também as consequências adjacentes tais como o aumento da temperatura, a submersão de ilhas e áreas costeiras, a salinização das reservas de água doce, a maior ocorrência de secas e inundações, o desaparecimento de importantes ecossistemas, a extinção de múltiplas espécies animais e vegetais, a maior proliferação de doenças infecto-contagiosas e o aparecimento de outras. Tudo isto são efeitos possíveis no prazo de um século.
Então e não te preocupa? Não te parece grave que dentro de cem anos, certas ilhas do Pacífico estejam imersas, que o urso polar desapareça ou que as vagas de calor até aos 35ºC e as melgas sejam uma constante em Lisboa?! Provavelmente já ouviste falar de tudo isto hoje, mas já pensaste realmente na gravidade da situação? Já pensaste que é urgente uma mudança de hábitos HOJE?
Pode parecer insignificante, mas a contribuição individual é, por vezes, mais importante que o papel do governo pois representa uma fracção do contributo da Humanidade.
Agora, um pequeno exercício de raciocínio: ao utilizares um copo ao invés de lavar os dentes de torneira aberta és capaz de poupar mais de sete litros de água por dia; supondo que cada indivíduo lava os dentes duas vezes por dia e que a população nacional ronda os 11 milhões de habitantes, só em Portugal num dia poupar-se-iam 154 milhões de litros de água!
Como cidadão tens o direito de viver na Terra, um planeta com condições perfeitas para a vida, mas também tens o dever de cuidar e mantê-la.
Hoje mesmo pesquisa ecogestos que podes adoptar. Podes começar por lavar os dentes com o copo!