Vai abrir este Verão, em Junho, pela primeira vez em Portugal, um Eco-Camping Resort - o Zmar. Este parque de campismo está inserido na categoria crescente do ecoturismo praticado em zonas protegidos por turistas conscientes e respeitosos pelo ambiente e que procuraram o contacto com a Natureza.
Este parque, com 81 hectares, localiza-se no Parque Natural do Sudoeste Alentejano especificamente na Zambujeira do Mar e estará aberto durante todo o ano.
Irá disponibilizar diversas opções de alojamento, além dos dedicados ao campismo e caravanismo, como challets, villas e hotel móvel todas com a classificação de 5 estrelas e equipados com kitchenette, duche, casa-de-banho, TV HD satélite e Internet. Terá ainda diversas infra-estruturas de lazer como centro de bem-estar com piscina sauna, banho turco, jacuzzi, massagens e gabinete de estética, parque aquático com piscina de ondas coberta, piscina exterior com 100 metros, piscina, parque de diversões, casa Kidz e quinta pedagógica para crianças, sala de convívio, uma ampla zona para circulação pedestre ou de bicicletas, centro médico e zona de restauração onde estarão simultaneamente integrados cozinhas, restaurantes e mercado.
Falta ainda lembrar que o Zmar é totalmente adequado a pessoas de mobilidade reduzida.
Relativamente às questões ambientais, pode-se começar por referir que o Zmar foi um projecto que foi adaptado ao terreno, ao invés do habitual - o terreno adaptado ao projecto. Assim os edifícios foram cuidadosamente relocalizados de modo a alterar o mínimo possível a topografia, reduzindo já uma série de impactos ambientais.
Os edifícios seguem uma linha semelhante à arquitectura alentejana que privilegia a dimensão horizontal em vez de vertical. A sua orientação quanto à luz solar e sombra minimiza a utilização do ar condicionado. Todos estão equipados com painéis solares térmicos e construídos em madeira para maximizar o conforto térmico e acústico e a poupança energética. Os materiais são 100% reciclados tanto o plástico usado no mobiliário exterior e na sinaléctica quer a madeira de construcção. Esta deriva de madeira natural, laminados ou lamelados de madeira. As estacas de madeira, sobre as quais as casas estão construídas para evitar a impermeabilização do solo, vêm de florestas certificadas.
O lixo será tratado no sistema de separação em orgânico e inorgânico e a água numa ETA e numa ETAR, sendo o produto final utilizado por completo para rega.
A melhor altura para ir é na Época Alta (diferente de Muito Alta) que inclui os meses de Junho e Setembro, pagando 20€ por um fim-de-semana para 4 pessoas. É uma boa oportunidade para se divertirem sem causar grandes danos ambientais!
Para mais informações vão a: Zmar